quarta-feira, 11 de setembro de 2013

  RACIOCÍNIO LÓGICO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

SUDOKU

É um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante.

Exemplo de um jogo de Sudoku 

Objetivo

O objetivo do jogo é completar todos os quadrados utilizando números de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: Não podem haver números repetidos nas linhas horizontais e verticais, assim como nos quadrados grandes. 

 

O jogo

Analisando uma jogada errada

Após fazer uma jogada, há a possibilidade de verificar se ela foi correta ou não clicando no botão "Como estou indo?". Se a jogada estiver incorreta, o local da jogada ficara em vermelho indicando o erro. Veja as imagens que apresentam os possíveis erros:

 Número repetido em um quadrado grande:

   Número repetido em um quadrado grande

  Número repetido na linha vertical:

Número repetido na linha vertical

Número repetido na linha horizontal:  

Número repetido na linha horizontal 

 DICAS:

No começo do jogo, busque o número que está presente em maior quantidade e verifique as possíveis jogadas com ele, como no exemplo a seguir, em que estamos procurando possíveis locais para colocar o número "6":
 
Exemplo de um jogo de Sudoku

Esses possíveis lugares foram encontrados eliminando-se as linhas e colunas aonde o "6" não pode aparecer. Se você não conseguiu imaginar isso, preste atenção na imagem seguinte onde os riscos vermelhos eliminam as possibilidades do "6" aparecer:
 Exemplo de um jogo de Sudoku
 Após verificar as jogadas, coloque o número no(s) local(ais) onde existe apenas uma possibilidade.

Exemplo de um jogo de Sudoku
Repare que agora, podemos "matar" mais um "6". Preste atenção no "6" colocado em verde escuro.
 Exemplo de um jogo de Sudoku
Extraido: http://sudoku.net.br/tutorial/

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