segunda-feira, 21 de outubro de 2013

GERAÇÃO CONECTADA

Você conhece a geração conectada? Então você precisa assistir o filme Noah, que concorreu na categoria "Student Film Showcase", apresentado no festival de 2013 de curtas em Toronto (Toronto International Film Festival). O curta apresentou perfeitamente o comportamento dessa galera multitarefa, tantas vezes incompreendida. O filme mostrou a vida de um adolescente centrado nas interações por meio de suas redes sociais, músicas, relacionamentos, ou seja, a vida.
OK. E o que isso tem a ver com educação? SÓ tudo! Pra começar, no filme, os focos da câmera são como os olhos de Noah, que passam por diversas telas, fazendo atividades simultâneas, demonstrando como funciona o fluxo de atenção dessa galera, que vê o digital como parte de sua própria vida. Como educar essa geração em uma sala de aula sem interações diversas com vários formatos e em várias telas? Deixo claro que não estou falando só de tecnologia (hardware), falo sobre comportamento e cultura digital e como isso tem transformado as interações sociais e, obviamente, mudam o modo de aprender.
Há pesquisas que afirmam que isso é ruim, outras que isso é maravilhoso. A situação é: cultura digital não é mais questão de opção, é um fato, isso está acontecendo, está na escola, tenha wifi ou não. Só nos resta saber quando o ensinar também vai entender os vários Noahs que AINDA acreditam na educação em sala de aula.
FONTE:  http://www.sala.org.br/index.php/estante/colunas/educar-na-cultura-digital/855-geracao-conectada

Nenhum comentário:

Postar um comentário